topo
linha2


Fotogaleria
 
» Home » Eventos » Religiosos » Picoenses celebraram o Divino Espirito Santo
em Cambridge

 


Picoenses celebraram o Divino Espirito Santo
em Cambridge

Texto e Fotos de: João G. M. Silva
Adiaspora.com
Junho 2010


A Irmandade Picoense do Divino Espírito Santo do Ontário, sediada na cidade de Cambridge, celebrou a festa anual em louvor à Terceira Pessoa da Santíssima Trindade.

Esta festa é realizada há mais de vinte anos pelos açorianos oriundos da Ilha do Pico, os quais trouxeram consigo para terras do Canadá - como tantos outros seus conterrâneas aqui radicados - esta bela tradição religiosa, em que se partilha as sopas, a carne, a massa sovada e o vinho com os nossos irmãos mais desfavorecidos.

Os festejos tiveram início, no dia 13 de Junho, com a apresentação do gado na quinta de Hélio e Elvira Serpa e uma boa sardinhada à moda portuguesa. No sábado, dia 19, deu-se, no salão do Clube Português de Cambridge, a bênção do pão, da carne e do vinho pelo Padre António Cunha. O serão terminou com um jantar gratuito para todos os irmãos presentes, seguido de umaanimado baile, com música providenciada pelo D.J. Mix 1997 de Jerry & Maria Lemos.

No domingo, dia 20 de Junho, Dia do Pai, teve lugar o cortejo solene. Este saiu de Brierdale Plaza, com os portadores de alçafates com oferendas, assim como diversas irmandades, a desfilarem pelas cercanias até à Igreja de Nossa Senhora de Fátima, onde foram celebradas Missa Solene e a cerimónia da Coroação.

Ao meio-dia, no Clube Português de Cambridge, foram servidas as primeiras sopas e carnes para as pessoas da terceira idade. Às 13h30, já na entrada do Clube de Cambridge, realizou-se novo cortejo, o qual incorporou várias irmandades da Província do Ontário, criadores de gado, representantes do governo local e da Policia Municipal, e ainda diversos alçafates repletos de rosquilhas, transportados à cabeça por senhoras. O desfile dirigiu-se a à Capela do Divino Espírito Santo ao som da Banda Filarmónica Lira do Bom Jesus de Oakville. Seguiram-se as cerimónias habituais da recolha da Coroa à Capela e as alocuções dos representantes do governo municipal e das autoridades policiais. Dois luso-descendentes, Duarte e Lúcia Lopes, marcaram presença no evento e os presentes ouviram os agradecimentos proferidos pelos mordomos a todos que cumpriram o seu segundo mandato consecutivo na organização desta grande festa. Foram ainda entregues dois ramos de flores pelos mordomos ao pai mais velho e ao mais novo presentes no evento, neste dia de domingo, que também assinalou o Dia do Pai no Canadá.


Já na parte final das festividades, o Padre António Cunha ofereceu um livro alusivo à história das Irmandades do Divino Espírito Santo em Cambridge, as quais, ao longo de mais de quarenta anos, têm vindo a celebrar estas festividades naquela cidade canadiana. O sacerdote também entregou a Lúcia Duarte uma medalha comemorativa do 50 anos da Comunidade Portuguesa em Cambridge. Depois foi entoado o hino do Espírito Santo em frente à Capela. Durante a tarde, foram servidas as tradicionais sopas e carne, em honra do Divino Espírito Santo, a todos os convidados ali presentes, os quais lograram encher o salão de festas em três grandes levas.

No que se refere ao entretenimento, realizou-se um concerto protagonizado pela Banda Filarmónica Lira do Bom Jesus, seguido de uma actuação pelo Grupo Folclórico de Oakville. Coube à jovem cantora Tânia Costa, de Cambridge, encerrar a festa. O seu repertório de belas canções, convidativas à dança, coroou aquele dia radiante de sol e calor. Houve ainda algumas pequenas arrematações nos intervalos e foram distribuídas as famosas rosquilhas no final da festa, como comanda a boa tradição do povo picoense.

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Slideshow Adiaspora.com

 

 

 

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

 

 

Voltar para Eventos Religiosos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007